Dúvidas? Acesse aqui nossa Central de Informações!
A educação, atualmente, enfrenta grandes desafios. As mudanças socioculturais que temos vivenciado durante as últimas décadas exigem das instituições educativas um trabalho extra para repensar-se e reordenar-se à luz de condições extremamente complexas.
Neste contexto, as instituições educativas devem reavaliar sua função e buscar novas estratégias que lhes permitam participar, com maior empenho e abrangência, no desenvolvimento econômico, político e social do país, porém neste processo, é urgente buscar também o desenvolvimento de pessoas íntegras, criativas, competitivas, com os conhecimentos, habilidades e valores que lhes permitam enfrentar, da melhor maneira possível, os desafios da modernidade atual. As propostas educativas devem preocupar-se em atender estas finalidades, já que a visão positivista do conhecimento e da ciência, o currículo desarticulado e os modelos verticais de docência, dificilmente poderão favorecer a formação daqueles cidadãos de que a sociedade está necessitando.
A pedagogia sistêmica é uma nova forma de olhar e explicar o processo educativo, que pressupõe que na aula interagem o professor, os alunos e a escola, representada por suas autoridades e o conteúdo acadêmico. Todos com suas histórias específicas, suas origens, seus valores e suas normas.
Olhar a aula com esta referência “permite a observação dos vínculos e da natureza das relações entre a escola e o estudante, assim como das relações que se estabelecem entre todos os elementos e as implicações que surgem, e onde a família exerce importante influência no resultado final”. (OLVERA, 2009 Pág. 52)
A Pedagogia Sistêmica CUDEC com o enfoque de Bert Hellinger se sustenta nas seguintes noções:
- A compreensão e a explicação do ato educativo a partir do enfoque da teoria de sistemas.
- Conceber a educação como um fenômeno em que coincidem e interagem diversos sistemas.
- Entender o sistema escola-família como um todo integrado, cercado por estruturas diversas e especializadas em interação permanente com objetivos comuns, aberto ao que está ao redor, organizado por sua vez como uma totalidade onde o comportamento de cada elemento tem efeitos no todo.
- Conceber o processo ensino-aprendizagem como a manifestação de um padrão de relações, onde os vínculos que se geram dão forma a tal processo, à aula e ao sistema escolar em sua totalidade.
- Reconhecer o lugar e a função como elementos definidores das formas ou maneiras nas quais os integrantes do sistema escola-família contribuem ao alcance dos objetivos educativos.
- Aceitar a necessidade de recuperar a ordem do sistema escola-família, mediante o reconhecimento da existência de certas ordens básicas que regem as relações humanas.
A quem interessa:
Essa visão permite que o curso seja destinado a todos da estrutura escolar: professores, diretores escolares, orientadores, supervisores, coordenadores pedagógicos, pais etc., bem como profissionais liberais como psicólogos, psicopedagogos, enfim a todas as pessoas vinculadas ou interessadas nas problemáticas da educação infantil, ensino fundamental, ensino médio ou ensino superior.
Local: Unisantana
- Rua Voluntários da Pátria, 257 - Santana - São Paulo/SP
Acesse aqui a página de Perguntas Frequentes e Informações para Efetivação da Matrícula
O Programa:
- Contexto geral da Pedagogia Sistêmica
- A família e a escola; redes de intercâmbio sistêmico fenomenológico
- Os vínculos na escola e na família
- Os filhos invisíveis na educação
- O novo paradigma sistêmico ensino-aprendizagem
- Experiências e aplicações
- A vocação
- As organizações e a Pedagogia Sistêmica
- Intervenções e ferramentas sistêmicas na educação infantil
- Personalidade e Aprendizagem
- O aluno e o professor, encontro de personalidades
- Aplicação didática e pedagógica das constelações familiares individuais
- O currículo a partir da perspectiva sistêmica
- O perfil do pedagogo sistêmico
Veja as Fotos do Curso de Pedagogia Sistêmica.