Pedagogia sistêmica foi o tema de novo seminário idealizado pela Faculdade Innovare, realizado pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, dia 7 de Dezembro de 2016, no Teatro Ramos de Azevedo.  

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Formação Hellinger Schule de Pedagogia Sistêmica

Primeira pós-graduação de Pedagogia Sistêmica CUDEC no Brasil com o enfoque de Bert Hellinger.

A educação, atualmente, enfrenta grandes desafios. As mudanças socioculturais que temos vivenciado durante as últimas décadas exigem das instituições educativas um trabalho extra para repensar-se e reordenar-se à luz de condições extremamente complexas.

Neste contexto, as instituições educativas devem reavaliar sua função e buscar novas estratégias que lhes permitam participar, com maior empenho e abrangência, no desenvolvimento econômico, político e social do país, porém neste processo, é urgente buscar também o desenvolvimento de pessoas íntegras, criativas, competitivas, com os conhecimentos, habilidades e valores que lhes permitam enfrentar, da melhor maneira possível, os desafios da modernidade atual. As propostas educativas devem preocupar-se em atender estas finalidades, já que a visão positivista do conhecimento e da ciência, o currículo desarticulado e os modelos verticais de docência, dificilmente poderão favorecer a formação daqueles cidadãos de que a sociedade está necessitando.

A pedagogia sistêmica é uma nova forma de olhar e explicar o processo educativo, que pressupõe que na aula interagem o professor, os alunos e a escola, representada por suas autoridades e o conteúdo acadêmico. Todos com suas histórias específicas, suas origens, seus valores e suas normas.

Olhar a aula com esta referência “permite a observação dos vínculos e da natureza das relações entre a escola e o estudante, assim como das relações que se estabelecem entre todos os elementos e as implicações que surgem, e onde a família exerce importante influência no resultado final”. (OLVERA, 2009 Pág. 52)

A Pedagogia Sistêmica CUDEC com o enfoque de Bert Hellinger se sustenta nas seguintes noções:

  • A compreensão e a explicação do ato educativo a partir do enfoque da teoria de sistemas.
  • Conceber a educação como um fenômeno em que coincidem e interagem diversos sistemas.
  • Entender o sistema escola-família como um todo integrado, cercado por estruturas diversas e especializadas em interação permanente com objetivos comuns, aberto ao que está ao redor, organizado por sua vez como uma totalidade onde o comportamento de cada elemento tem efeitos no todo.
  • Conceber o processo ensino-aprendizagem como a manifestação de um padrão de relações, onde os vínculos que se geram dão forma a tal processo, à aula e ao sistema escolar em sua totalidade.
  • Reconhecer o lugar e a função como elementos definidores das formas ou maneiras nas quais os integrantes do sistema escola-família contribuem ao alcance dos objetivos educativos.
  • Aceitar a necessidade de recuperar a ordem do sistema escola-família, mediante o reconhecimento da existência de certas ordens básicas que regem as relações humanas.

A quem interessa:

O curso é dirigido a professores, diretores escolares, orientadores, supervisores, coordenadores pedagógicos etc., e a todas as pessoas vinculadas ou interessadas nas problemáticas da educação infantil, ensino fundamental, ensino médio ou ensino superior.

Carga horária: O curso é constituído por 16 encontros presenciais de 18 horas, e 72 horas de ensino à distância, totalizando 360 horas.

Programa:

  • Contexto geral da Pedagogia Sistêmica
  • A família e a escola; redes de intercâmbio sistêmico fenomenológico
  • Os vínculos na escola e na família
  • Os fios invisíveis na educação
  • O novo paradigma sistêmico ensino-aprendizagem
  • Experiências e aplicações
  • A vocação
  • As organizações e a Pedagogia Sistêmica
  • Intervenções e ferramentas sistêmicas na educação infantil
  • Personalidade e Aprendizagem
  • O aluno e o professor, encontro de personalidades
  • Aplicação didática e pedagógica das constelações familiares individuais
  • O currículo a partir da perspectiva sistêmica
  • O perfil do pedagogo sistêmico

Clique aqui para ver o conteúdo detalhado.

Datas (a confirmar):

Módulo Datas
Módulo 1 28-30/abril/2017
Módulo 2 9-11/junho/2017
Módulo 3 21-23/julho/2017
Módulo 4 1-3/setembro/2017
Módulo 5 20-22/outubro/2017
Módulo 6 24-26/novembro/2017
Módulo 7 19-21/janeiro/2018
Módulo 8 2-4/março/2018
Módulo 9 13-15/abril/2018
Módulo 10 25-27/maio/2018
Módulo 11 6-8/julho/2018
Módulo 12 17-19/agosto/2018
Módulo 13 28-30/setembro/2018
Módulo 14 9-11/novembro/2018
Módulo 15 14-16/dezembro/2018
Módulo 16 25-27/janeiro/2019

Horários:

  • Sextas-feiras: 15h a 20h
  • Sábados: 9h a 18h
  • Domingos: 8h a 13h

Local: Unisantana

  • Rua Voluntários da Pátria, 257 – Santana – São Paulo/SP

Investimento e forma de pagamento:

O valor será pago através de boleto bancário, em uma das seguintes formas:

  • À vista com 5% de desconto (R$ 15.048,00)
  • Matrícula (R$ 720,00) + 21 parcelas de R$ 720,00, com vencimento a partir de 10/4/2017

A mensalidade será reajustada pela inflação (IGPM) a partir da 13ª parcela.

Como fazer sua matrícula:

  • Preencha o formulário de pré-inscrição.
  • Pague o boleto referente ao valor da matrícula, que você receberá por e-mail após preencher o formulário.

Atenção: as vagas são limitadas, e serão preenchidas por ordem de recebimento dos valores da matrícula.

Mais informações: veja as perguntas frequentes, ou escreva para iuri.storch@faculdadeinnovare.com.br